O que seria de nós sem trabalhadores? Aliás, todos nós somos trabalhadores, pois sempre trabalhamos em algo, seja em nosso próprio benefício ou de outras pessoas. Nós temos especialistas em todos os assuntos. Dos com menos rendas financeiras (como pedreiro, empregada doméstica,...),aos de maiores rendas (engenheiro, médicos, advogados,...). E, para homenagear o trabalhador, foi criado então o seu dia, comemorado no 1º de maio.
-Você sabe porquê ele existe?
O dia do trabalho iniciou-se com uma manifestação em Chicago (EUA) com o objetivo de diminuir a carga horária de trabalho para 8 horas. Neste dia houve uma greve geral no país. Alguns dias depois (3 de maio), mais um levantamento de manifestações aconteceu, o que provocou morte de algumas pessoas. No dia seguinte, mais mortes aconteceram sempre com o mesmo intuito, a redução de jornada de trabalho. Este acontecimento ficou conhecido de Revolta de Haymarket.
-Dia do trabalhador em Portugal / Brasil:
O dia só foi dito como tal para a comemoração livre no feriado só no final de maio no ano de 1974, o mesmo da revolução dos cravos, pois durante a ditadura (do Estado Novo), a mesma era impossibilitada pela polícia. O dia possui uma comemoração com comícios, manifestações e festas reidivindicativas nas cidades principais do país (como Lisboa e Porto). No Brasil não é muito diferente. O dia do trabalho começou a ser levado a sério no país quando o presidente Arthur Bernardes proclamou que a data seria feriado nacional.
@Jujub_hp
PS.: Esta semana estarei um pouco ausente por alguns probleminhas, mas estarei nas redes sociais sempre que puder.







.png)

